Núcleo de Programas e Projetos

por Samuel Barsanelli Costa


O Núcleo de Programas e Projetos têm por atribuição executar, em suas respectivas áreas de atuação, projetos, programas e ações de proteção da biodiversidade e desenvolvimento sustentável, tal qual descreve o Decreto Estadual nº 54.653/09, que reorganizou a SMA.
Podemos, assim, distinguir dois eixos de trabalho deste núcleo. O primeiro relaciona-se aos programas de longo prazo, tais como o gerenciamento da madeira nativa, conhecido como Programa Madeira Legal, a regularização ambiental de propriedades rurais frente ao Código Florestal, notadamente relacionado às Reservas Legais e APPs, e o gerenciamento da Fauna Silvestre.
No outro eixo situa-se os projetos específicos voltados à conservação da biodiversidade, proteção dos recursos naturais e dos serviços ecossistêmicos. Enquadram-se projetos de pagamento por serviços ambientais, tal como o Mina D'água, indução de técnicas conservacionistas de produção agrícola, como é o caso do Microbacias II, entre outros. Tais demandas dão ao recém-criado núcleo características dinâmicas e desafiadoras.

Funcionários do NPP
  • Fernanda Terra Stori – Educação Ambiental
  • Jefferson Rodrigues Tankus – Gerenciamento da Fauna Silvestre
  • Lucy Soares Chaves – Apoio administrativo
  • Samuel Barsanelli Costa – Planejamento Ambiental
Samuel Barsanelli Costa