quarta-feira, 3 de novembro de 2010

AUTOR CONVIDADO

Contribuições de Saturnino de Brito ao Saneamento da cidade de Santos

Reynaldo E. Young Ribeiro*

Francisco Saturnino de Brito, Patrono da Engenharia Sanitária do Brasil, foi o engenheiro responsável por projetar sistemas de esgotamento sanitário em várias cidades brasileiras. Em Santos, a partir de 1905, o sanitarista realizou minucioso estudo sobre as condições de higiene da cidade e elaborou projeto para solucionar os problemas de drenagem e coleta de esgotos, que contribuíam para a ocorrência de surtos epidêmicos que dizimaram metade da população santista. Naquela época, o cais esteve perto de ser fechado e ficou conhecido como “Porto Maldito”.
Inédito no país, o trabalho livrou a cidade das epidemias e a colocou em definitivo na rota do comércio mundial.  
Em um tempo no qual não se falava em conservação e preservação do meio ambiente, Saturnino de Brito deixou grande legado ambiental. Sua vasta obra, compilada em 23 volumes, e seus processos técnicos de saneamento foram adotados por engenheiros sanitaristas da França, Inglaterra e Estados Unidos. Ele faleceu em Pelotas (RS), em 10 de março de 1929, quando inspecionava os serviços de construção do novo sistema de saneamento no município gaúcho. 
Reynaldo E. Young Ribeiro é Engenheiro Industrial e Sanitarista – TX do Depto. de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da SABESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário