quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS: UM COMPROMISSO DO CBH-BS

por Maria Wanda Iorio
Secretária Executiva Interina do CBH-BS
e
por Ana Luiza Roma Couto Serra
Especialista Ambiental - EA

Promover a melhoria e a conservação dos recursos hídricos presentes na bacia hidrográfica da Baixada Santista estão entre as ações que pautam a atuação do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista – CBH-BS.  
No período atual, toda a região vive momentos de expectativas de mudanças econômicas, com a exploração de petróleo das camadas do pré-sal do Campo de Tupi na Bacia de Santos. Entretanto, as possibilidades de expansão urbana futura estão limitadas pela indisponibilidade de dois recursos fundamentais: solo e água. A região encontra-se muito comprometida no que diz respeito à sua qualidade ambiental como consequência de seu processo de urbanização e das atividades econômicas desenvolvidas na região.
A Câmara Técnica de Educação e Divulgação do Comitê, preocupada com esta realidade, promove e articula ações, bem como apoia a elaboração de Projetos de Educação Ambiental, contextualizadas em nossa bacia hidrográfica, importantes para o desenvolvimento de capacidades, mobilização social e práticas que possibilitem uma maior compreensão das questões e dos desafios ambientais presentes em nossa região.

Maria Wanda Lorio
Secretária Executiva Interina do CBH-BS
cbhbs@uol.com.br


Ana Luiza Roma Couto Serra
Especialista Ambiental – EA


Um comentário:

  1. Dentro do contexto brasileiro no qual a Baixada Santista está inserida conseguimos observar dificuldade em sua infraestrutura que não apenas se restringe ao saneamento, mas é muito mais amplo. Na perspectiva regional acredito que estejamos muito melhor que outras regiões, porém em uma perspectiva mundial estamos ainda muita aquém.

    ResponderExcluir