quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

2010: O Ano da Biodiversidade

Por Edgar Ono Torre e
 Fábio Florêncio Ribeiro

A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou como sendo 2010 o Ano Internacional da Biodiversidade. Essa campanha visa conscientizar a população global para a correlação entre a importância da biodiversidade com a nossa qualidade de vida, os esforços já desprendidos até o momento para sua preservação e aumentar esforços para redução do índice de perda.

O que é Biodiversidade?
Podemos definir a biodiversidade como a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreende, ainda, a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.

Qual a sua importância?
A conservação da Biodiversidade é de extrema importância para o desenvolvimento adequado, pois sua perda acarretará prejuízos tanto econômicos como funcionais da natureza.

Vale ressaltar que a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo promoveu em Novembro de 2010 o II Encontro Paulista de Biodiversidade, no qual foram debatidos temas como Invasões Biológicas, Economia e Conservação da Biodiversidade, Potenciais Impactos da Mudança Climática na Biodiversidade em São Paulo e Convenção sobre Diversidade Biológica.
                                                                                   

     
            Edgar Ono Torre
                                                                         edgaro@ambiente.sp.gov.br
Fábio Florêncio Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário