quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dano Ambiental

Por Agnes Junqueira Crespo 
e Fábio Florêncio Ribeiro
Especialistas Ambientais

            Primeiramente, faz-se necessária a definição do termo “dano”. Segundo Silveira Bueno, “dano” significa perda, prejuízo ou deterioração de coisa alheia. Contudo, ao refletir sobre o significado do termo “dano ambiental”, referimo-nos à perda coletiva do Meio Ambiente, tanto dos seus recursos que utilizamos de forma direta (madeira, água, minerais, oxigênio), como também de suas funções ecológicas que promovem o equilíbrio do sistema como um todo (polinização, fotossíntese, ciclagem de nutrientes).

            A deterioração ambiental pode ser considerada difusa, por afetar as futuras gerações — ou seja, um número indeterminado de pessoas por um período indefinido.

            Como todos sabem, dentro da estrutura oficial do CTR3 temos a diretoria, o NPP e o NFM (maiores informações nos posts abaixo). Ocorre que, devido à enorme demanda de atendimentos ao Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar Ambiental e Polícia Civil, criou-se uma equipe de trabalho diretamente ligada à diretoria, chamada de ‘Dano’, pois objetiva dar atendimento prioritário às solicitações relativas a dano ambiental, no âmbito de atuação do Centro Técnico Regional 3. Essa equipe conta com dois técnicos (Especialistas Ambientais), dois estagiários e uma secretária.

Cabe aos técnicos a realização das chamadas perícias, aferições de dano e medidas de reparação, valoração de danos, proposta, análise e monitoramento de projetos de recuperação ambiental objeto de TACs (Termos de Ajustamento de Conduta), dentre outras atividades. Aos estagiários e à secretária competem as atividades referentes a análises e encaminhamentos de processos, informações, laudos, solicitações de documentos e processos, visando o atendimento às demandas.

             A equipe “Dano” é composta pelos seguintes membros:
  •              Agnes Junqueira Crespo – Especialista Ambiental
  •              Fábio Florêncio Ribeiro – Especialista Ambiental
  •              Selma de Oliveira Santos – Secretária
  •              Fabiana Marchi dos Santos – Estagiária de Biologia
  •              Ivo da Costa Pereira Neto – Estagiário de Administração

Agnes Junqueira Crespo
Fábio Florêncio Ribeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário